Consumo do prazer
A sociedade atual, com o advento de novas tecnologias, está inserida em um contexto de consumo, principalmente veiculado pelos meios de comunicação de massa e que tem como principal grupo alvo os jovens, pois é neste período da vida que se acentuam dois aspectos primordiais da vida humana que é o hedonismo, como culto ao prazer, e o narcisismo, como paixão por si mesmo. Esses dois aspectos vêm aumentando entre os jovens desde a década de 50, tornando-os consumistas desenfreados.
Até a década de 50, o mundo estava em decadência por guerras, a partir daí a sociedade entrava em uma nova fase, a fase do consumismo e nesta mesma época foi estabelecida uma nova divisão etária que agora determinava a adolescência. A mídia veicula o consumo como forma de prazer e forma de satisfazer ao olhar a carência de beleza de certo indivíduo alimentando a personalidade narcisista deste. Segundo o psicanalista Sigmund Freud, o indivíduo com transtornos narcisistas põe sobre um objeto sua forma de ser, tendo como conseqüência o desejo deste mesmo indivíduo pelo objeto, além de ser uma forma de prazer a compulsão de obter tal objeto.
Os jovens de classe média alta, principalmente, buscam o prazer a qualquer custo. Por ter tudo aquilo de que precisam, alguns desses jovens desenvolvem um transtorno compulsivo de ter além daquilo que possuem como uma forma de satisfazer seus desejos mais profundos, eles roubam para conseguir o que querem só pelo prazer de ter. De acordo com o filósofo contemporâneo francês Michel Onfray, o hedonista é aquele que faz elogio à propriedade, à riqueza, ao ter, que é um consumidor. Alguns pesquisadores estabelecem que o hedonismo, mesmo exagerado, é a saudável na sociedade atual, porém o hedonismo exacerbado cria uma doença, podendo até ferir outras pessoas para a busca do prazer.
Portanto, o hedonismo e o narcisismo se transformaram em uma patologia na sociedade desde a década de 50 principalmente entre os jovens, que é um grupo muito suscetível às idéias e às tentações do mundo moderno. O hedonismo e narcisismo, que criam o consumismo, são necessários até certo limite que visa à auto preservação, ultrapassando esse limite, eles devem ser combatidos.
Aluno: Carlos Henrique Farias de Barros Junior
Turma: 1109
Nenhum comentário:
Postar um comentário